SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

29 de out. de 2009

Vem aí a Prova Brasil!

Comunicado aos Pais
Prova Brasil ajuda a melhorar a escola do seu filho

A Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos, como os Jogos Olímpicos. Em 2007, além de uma grande competição esportiva, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil promoveu eventos importantes na área da educação, como a Prova Brasil e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que ocorrem a cada dois anos.
A próxima aplicação das provas está prevista para este ano.
As duas avaliações foram criadas para mostrar como está a educação no país. Todos os estudantes de escolas públicas urbanas da 4ª e da 8ª série (5° e 9° anos) fizeram a Prova Brasil. Estudantes dessas mesmas séries de escolas particulares, do 3º ano do ensino médio e matriculados em escolas rurais participaram do Saeb.
As notas não entram no boletim escolar do aluno. Isso porque os dois exames não foram feitos para avaliar o estudante. A Prova Brasil afere o ensino oferecido pela escola e a qualidade da educação no município. O Saeb avalia os sistemas educacionais — rede estadual, escolas públicas e particulares — e a situação regional.
Mesmo que as provas não contribuam para a nota, é muito importante que os estudantes participem. Se professores, diretores, prefeitos e Ministério da Educação não souberem como está o aprendizado, não poderão ajudar a melhorá-lo.
A prova é aplicada na própria sala de aula. É fundamental que o aluno esteja presente e que leve a sério as respostas às questões. Os pais devem explicar ao filho que os resultados da Prova Brasil e do Saeb darão a ele algo mais importante do que pontos no boletim: os exames contribuirão para a melhoria da educação. E que o maior beneficiado diretamente com isso será o próprio estudante.
Educação não é tarefa apenas do professor. Todos devem estar unidos nesse esforço. Só com educação de qualidade o Brasil terá como oferecer melhores condições de vida a todos.
Cada um faz sua parte. Nesse momento, a parte dos pais é estimular o filho a fazer bem a prova.
A Prova Brasil será aplicada de 09 a 27 de novembro deste ano.
Fonte: http://provabrasil2009.inep.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails