SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

16 de fev. de 2010

Os "Cavaleiros da Cultura" vêm aí!

Criada em 2008, a ACC (Associação Cavaleiros da Cultura) representa a realização de um sonho: cavalgar levando cultura e incentivando a leitura pelos quatro cantos do país. A história teve início com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas.

O primeiro passo foi dado em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da "Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer", idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo. Foram 813 quilômetros percorridos até a cidade de Barretos (SP), em 19 dias de atividades intensas.
Devido ao expressivo sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante. Em setembro de 2008, oficializaram a criação da ACC e elaboraram um estatuto próprio. O objetivo principal do grupo é desenvolver ações de cunho cultural e educacional, em que sejam valorizados os costumes e a cultura brasileira. Dentre as propostas, estão o apoio a pesquisas e estudos com esse caráter, além da prestação de serviços de utilidade pública, aprimoramento profissional e organização de viagens que privilegiem a cavalgada e o tropeirismo.
No período de 2009 a 2010, o grande desafio da ACC é realizar a Cavalgada Cultural Brasília 50 anos é um projeto em homenagem a Capital Federal e ao arquiteto Oscar Niemeyer, padrinho da Associação Cavaleiros da Cultura.
A primeira fase da viagem foi concluída em Julho de 2009, no percurso de 650 km entre Niterói - Belo Horizonte, em que 57 mil livros foram distribuídos em 25 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, beneficiando 32 mil pessoas. A arrecadação começou seis meses antes, através de contatos com editoras, escritores e doadores particulares.
Para a segunda etapa da viagem a expectativa é que sejam arrecadados 63 mil livros, completando a marca de 100 mil exemplares. Os cavaleiros planejam sair de Belo Horizonte em março de 2010 e chegar a Brasília no dia 21 de abril, data de comemoração de seu cinqüentenário.
Este ano, o Grupo refaz o trajeto da obra "Grande Sertão Veredas", doando mais de 60 mil livros. Saída é prevista para dia 20 de março e Curvelo está na rota. A Escola Municipal Dr. Viriato, com grande alegria, se prepara recebê-los.

2 comentários:

  1. Obrigada, Rogério, pela divulgação. Estamos organizando os livros para serem entregues em cada comunidade! Será um prazer passar por Curvelo!
    Abraços,
    Renata (assessora Cavaleiros da Cultura).

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a atitude de vcs!!! Sou de Curvelo, mas fiquei sabendo pela inernet... divulguem através do rádio. Tem um sargento que apresenta um programa de noticias policiais, que tem uma audiencia e tanto.

    Trabalho na Secretaria de Saúde e quando precisamos divulgar alguma campanha, o Sgto Márcio, do Programa Policial , é o primeiro a ser solicitado.

    Um abraço e boa sorte!!!

    Valquiria Barbosa

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails