SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

23 de abr. de 2010

Atividade com Cordel: Produção de Texto (Dengue)

Dengue é uma doença infecciosa aguda e tem causado preocupação a toda a população. É transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti . Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.

A partir da leitura do Cartaz Instrucional sobre a Dengue, fizemos a leitura de panfletos sobre a doença.
Explorando o texto
1. Leia a parte do texto em letras maiores.
a) Por que, para combater a dengue, a água não pode ficar parada?
b) Quem é o "você" a quem o texto se refere?

2. Leia novamente o cartaz.
a) Por quem ele foi produzido?
b) Como você identificou o autor do cartaz?

3. Qual o objetivo com que o cartaz foi produzido?

4. Releia as frases em letras pequenas que aparecem abaixo das imagens. Qual palavra abaixo melhor explica o objetivo das frases expresso pelos verbos que nelas aparecem?
ORIENTAÇÃO            PEDIDO            INTENÇÃO

5. Qual é a relação entre as imagens e as frases?

6. Que ações são mencionadas nas imagens e nas frases que as acompanham? De que forma a realização dessas ações contribuiria para o combate à dengue?

A partir daí, passamos para a leitura de panfletos e cartilhas que orientam no comabate à dengue.
Em grupo, os alunos leram e discutiram os textos e, cada grupo, criou uma estrofe para compor o cordel que será declamado para todas as turmas. Cada grupo ficou incumbido de falar sobre um item relacionado à doença (como é o mosquito, como a doença se propaga, os sintomas, como evitar). Decidimos também pela apresentação de uma peça teatral que fala sobre esta perigosa doença. A peça será apresentada no auditório da escola na semana que vem. O resultado será divulgado em postagem próxima.

Em grupo, os alunos se informam mais sobre a doença (uma colega está ausente das aulas devido a ela) e compõem uma estrofe para o cordel sobre a Dengue.

3 comentários:

  1. Parabéns Professor Rogério, pelo blog e pelas atividades que vocês vem desenvolvendo na escola de vocês, gostei da atividade sobre a dengue, precisamos realmente transformar as informações em conhecimentos e as crianças poderão ser os maiores multiplicadores contra essa guerra no combate ao mosquito transmissor da dengue.

    Profª. Dulce

    Parauapebas-Pará
    Visite também o nosso blog:
    escolaceciliameireles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como posso conseguir o gabarito?
    Adorei seu trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das atividades.gostaria que me enviassem uma sugestão de atividade, de cordel para comemorar o aniversário da escola.obrigada.

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails