SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

20 de ago. de 2010

Folclore: Atividade com Parlendas

A atividade abaixo foi desenvolvida esta semana com a turma. Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma série de parlendas, algumas conhecidas e outras não. Cada grupo é convidado a apresentar a parlenda de que mais gostou da forma que quiser. Surgem as mais diversas formas de apresentação como através de dramatização, mímicas, jogral, uso da bandinha, como brincadeira de roda, canto (inclusive o rap) e outras. A seguir, cada aluno recebeu a parlenda abaixo. Os alunos percebem nela algumas diferenças daquela a que estão acostumados. Percebem que estas diferenças se devem ao fato de as parlendas passarem de geração a geração (o que justifica o fato de fazerem parte do Folclore) e sofrerem modificações conforme a região do país.

Cadê?

Cadê o toucinho que estava aqui?
O Gato comeu.
Cadê o gato?
No mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O Boi bebeu.
Cadê o boi?
Amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha espalhou.
Cadê a galinha?
Botando ovo.
Cadê o ovo?
O padre bebeu.
Cadê o padre?
Rezando missa.
Cadê a missa?
Tá na capela
Cadê a Capela?
Tá aqui.........

Depois, cada um cria sua própria parlenda com o título "Cadê?", fazendo modificações que eles quiserem. O resultado foi surpreendente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails