SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

16 de mar. de 2011

Atividade sobre a Campanha da Fraternidade 2011

As duas músicas abaixo foram trabalhadas hoje aproveitando o tema da CF 2011, já que tratam de um importante recurso natural: a água.
TEXTO 1
Planeta Azul

Chitãozinho & Xororó

A vida e a natureza sempre
à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
nem tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.

REFRÃO
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua

O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?

O rio que desce as encostas
já quase sem vida
parece que chora um triste
lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia,
preservar a vida
estar de bem com Deus.

TEXTO 2

Planeta água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe-d'água
É misteriosa canção.
Água que o Sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água...
Terra, planeta água
Terra, planeta água.

Sugestão de Atividades
  • identificar o tema de cada um dos textos;
  • comparar os pontos de vista dos autores com relação ao tema;
  • identificar no Texto 1 as alterações ambientais atribuídas à ação humana;
  • identificar no Texto 2 as transformações pelas quais passa a água em seu ciclo natural;
  • explicar expressões como "nuvens de algodão", "lágrimas na inundação", "ronco de trovão" etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails