SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

22 de mar. de 2011

Atividades sobre a Campanha da Fraternidade 2011

Estes são mais dois textos que podem ser trabalhados ao se abordar o tema da CF 2011: A Fraternidade e a Vida no Planeta. Em ambos, está presente a ação danosa do homem, o que justifica o trabalho junto ao tema. O primeiro, um cartum de Santiago, retrata de forma diferente dos textos comuns o problema do desmatamento. O segundo, embora as crianças possam nunca ter ouvido falar da Segunda Guerra Mundial, pode ser considerado bem atual por causa do acidente na usina nuclear do Japão neste mês. Notícias sobre o vazamento de radioatividade naquele país podem ser usadas como suporte.

TEXTO 1
Sugestões:
Trabalhar o tipo de texto, sua composição (tipo de linguagem), o problema retratado, o local onde se encontram os personagens, a expressão facial do ser humano e objetivo do cartunista ao compor a cena.

TEXTO 2
Sugestão:
Trabalhar o tipo de texto, o sentimento que o autor tenta despertar no leitor, consulta ao dicionário, pesquisas sobre a crise nuclear no Japão, a ação da radioatividade no ser humano e bomba atômica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails