SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

18/05/2011

Atividade com Cordel

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular, composta em geral de sextilhas, que é impressa e divulgada em livretos ilustrados com xilogravura. Ganhou este nome porque, para sua venda, os livretos são pendurados em cordões estendidos nos mercados populares, nas feiras ou nas ruas.
A literatura de cordel chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando mais popular e, atualmente, podemos encontrá-la principalmente na região Nordeste.
Os principais assuntos abordados nos livretos de cordel são: festas, política, seca, disputas, milagres, vida de canganceiros, atos de heroísmo e mortes.
Muitas vezes a declamação destes poemas é feita por seus autores acompanhados por violeiros.
Depois de conhecerem um pouco mais sobre a literatura de cordel, os alunos certamente gostarão muito de produzir os seus próprios poemas por causa do ritmo fácil e da melodia. Há outras sugestões de atividades com cordel neste mesmo blog.
Nesta semana, o 5º Ano do prof. Rogério trabalhou com os seguintes textos:
TEXTO 1

Apresenta algumas das características do poema de cordel.



















TEXTO 2



1. Conhecer a biografia do autor que usava o pseudônimo de Patativa do Assaré, mas que se chamava Antônio Gonçalves da Silva.
2. Responder a perguntas:
2.1. Como você acha que surgiu o apelido adotado pelo autor?
2.2. Explicar o uso do verso "Hoje eu tô na terra estranha". Que terra estranha é essa? Em que estrofe está essa informação?
2.3. Copie os versos da primeira estrofe que mostram como se sente o personagem nessa terra estranha.
2.4. O narrador participa da história como personagem ou é apenas um observador? Quem é ele?


2.5.Em que estrofe ficamos sabendo quem é essa pessoa que conta a história?
2.6. De que maneira a linguagem usada no poema ajuda a caracterizar a personagem?
2.7. O que o uso de versos e rimas proporciona a esse texto narrativo?

Um comentário:

  1. Parabéns, a sugestão de atividade é muito boa e o tipo de texto é perfeito para meus alunos da Educação do campo.Bjos Crys educadora

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails