SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

14 de mai. de 2014

HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

Copa do Mundo da FIFA é um torneio de futebol disputado a cada quatro anos em um país sede escolhido previamente. Sua primeira edição foi no Uruguai em 1930, tendo o anfitrião como campeão. Em 78 anos, apenas duas edições não foram disputadas... 1942 e 1946 devido aos estragos feitos pela II Guerra Mundial.
Sete equipes já venceram o torneio: Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França, Inglaterra e Espanha. É hoje, juntamente com os Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo da Terra.
15 países já sediaram a Copa: Uruguai, Itália, França, Brasil, Suíça, Suécia, Chile, Inglaterra, México, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão, África do Sul e agora o Brasil novamente em 2014.
O sonho de um campeonato mundial vem de muito antes, desde o primeiro amistoso internacional disputado em 30 de Novembro de 1872, em Glasgow, na Escócia.  Por causa do aumento de adeptos no final do século XIX, o esporte foi introduzido como esporte de demonstração nas Olimpíadas em 1900 e assim foi em 1904 e 1906, até que se tornou esporte oficial em 1908.
A FIFA em 1914 reconheceu o torneio olímpico como competição mundial e passou a organizá-lo... sendo que a primeira disputa oficial foi nos Jogos de 1924, com o Uruguai vencendo e repetindo a dose em 1928. Foi então que em 28 de Maio de 1928, a FIFA decidiu criar um campeonato mundial, a Copa do Mundo, e para celebrar o centenário da independência uruguaia e seu bicampeonato olímpico, escolheu o país como sede de sua primeira edição em 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails